terça-feira, 4 de maio de 2010

Barreiro – Freguesia do Lavradio

De forma abreviada, vamos inscrever neste Blogue uma noticia publicada no seguinte LinK: “http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=131615&mostra=2” , que relata algo datado de 1298.
Através de um documento chamado de “Carte de Escambo”, datada de 1298, sabe-se agora de forma clara, que existia o “Lavradio”. Esta localidade dedicava-se à produção de vinho de grande qualidade, sendo o tinto a maior referência, o nome “Bastardinho” está associado a uma especialidade licorosa. Associação Barreiro - Património, memória e Futuro promoveu a  FotomemóriasBarreiro”, que se debruçava sobre a história e o Património do Concelho,  constituída por dez painéis, sendo oito com fotografias que representam cada uma das oito freguesias. Foi a primeira iniciativa desta Associação, que deseja divulgar o nosso Património e História, de forma a criar na população em geral, um sentimento que fomente laços com o espaço envolvente, tendo como objectivo a salvaguarda da cultura. Segundo esta Associação, “os recursos financeiros são escassos; a formação de quadros em qualidade e número é deficitária; existem muito poucos laboratórios especializados; aos programas dos vários níveis de ensino falta actualização; é necessária legislação.
Para além destes problemas, a incapacidade cultural para percepcionar a importância da área e a transversalidade dos recursos e respostas necessárias a uma verdadeira política de preservação de âmbito nacional, ainda hoje, é uma realidade” cito. Será possível desde esta data visitar a exposição “FotomemóriasBarreiro”, lendo o seu jornal, fica desde já a promessa de voltar a realizar uma segunda etapa. A palavra “Lavradio”, surge em 1298, num documento relativo à troca de uma vinha em Alhos Vedros, por outra no Lavradio.

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos