sexta-feira, 19 de março de 2010

Centro de Saúde – Extensão do Bocage

Num comentário feito neste Blogue, já tinha alertado para a transferência, de carácter obrigatório, por “necessidade de reajustamentos” nos serviços, que obrigava os utentes, na sua maioria pessoas com uma idade elevada a deslocarem-se para este Centro de Saúde, quando os mesmos até essa altura, estavam ora no Centro de Saúde do Barreiro, ora em outros que se encontram distantes do Centro de Saúde do Bocage, obrigando os utentes a fazerem-se deslocar em transportes públicos, ou levados por familiares, quando os têm.
Ao que parece, quando li a noticia em referência no “jornal do Barreiro” com o Link “http://www.jornaldobarreiro.com.pt/new.php?category=2&id=1192”, percebi o verdadeiro drama de certos utentes, que reclamam o facto, de nem os terem avisado.
Pelas declarações do Sr. Francisco Gouveia, director dos Centros de Saúde do Barreiro, defende …”as novas formas de organização, baseada nas novas unidades, as Unidades de Saúde Familiares (USF), as quais, "em recentes inquéritos de satisfação efectuados aos seus utentes, revelaram um elevado grau de satisfação, quando comparadas às anteriores formas de organização"…. ainda vai mais longe afirmando que, …”cerca de 1/3 dos portugueses e 1/3 dos profissionais de saúde já se encontram integrados neste tipo de unidades. Em concreto no concelho do Barreiro, metade da sua população encontra-se integrada nas 3 USF já existentes (USF Quinta da Lomba, USF do Lavradio e ISF Eça)", explica o director dos Centros de Saúde do Barreiro”.
Pelas declarações, ficámos a saber, que é possível aos utentes pedirem a transferência para o Centro de Saúde (Extensão), que mais lhe convém, só se esqueceu de referir, que o pedido fica a aguardar, pois para ser aceite, terá de haver um médico que queira receber este utente, tendo em conta os poucos médicos para um elevado número se utentes, é deixado à consideração do clínico se aceita ou não.
Outro motivo de descontentamento dos utentes, é a falta de condições do edifício que serve a “Extensão do Bocage”, sendo do conhecimento de todos, que foi adaptado, e segundo parece a falta de pessoal é uma realidade.
A falta de pessoal abrange desde o corpo médico, passando pelo pessoal enfermeiro, que pelo elevado número de utentes por dia, obriga a um atendimento demasiado rápido, quem o não sabe, só se nunca teve de ir a um destes Centros.

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos