terça-feira, 16 de março de 2010

Artigo de opinião

Na política devem existir algumas formas de estar, para quem observa atentamente as manobras e tácticas usadas por este ou aquele político, chega-se à conclusão que nem todas as pessoas envolvidas sabem seguir um determinado código de conduta que deve estar presente em cada um de nós e em especial ao politico.
Aos que sabem estar, são apontados como um exemplo de sucesso, nas suas vidas privadas e também no seu percurso político, que apesar de tácticas e alianças estratégicas, sempre tiveram uma atitude que transmite serenidade e determinação politica, sabendo evitar caminhos menos claros.
A estes, nunca é apontada a deslealdade, porque sabem até onde devem ir na forma das suas criticas, sabendo aguardar os resultados de uma forma clara sem levantar controvérsia, que em nada beneficia os grupos ou grupo politico a que se identificam, respeitando sempre as linhas partidárias instituídas.
Quando têm de lutar pela clarificação de um qualquer assunto, fazem-no na hora e local certos, respeitando sempre a quem devem dirigir um qualquer protesto, aguardando serenamente o resultado das suas acções, nunca ultrapassando a barreira invisível da honestidade, porque desta forma defendem-se também daqueles que apesar de adversários no plano politico, também aceitam e cumprem as regras partidárias e pessoais.
Quando em clima de eleições, altura em que o debate político está ao rubro, esgrimem-se ideias e ataques pessoais a um e a outro candidato ou apoiantes, mas deve estar presente a consciência de nunca ultrapassar o limite da decência, sob pena que resvalar para a vulgaridade todo um processo eleitoral.
Para aqueles que não sabem estar politicamente, ou que estão distraídos para estes condicionalismos aceites, elevam por vezes o tom a níveis considerados pelo senso comum, como sendo desnecessários, deixando passar a ideia, que não sabem estar à altura da responsabilidade politica a que propõem, lesando a integridade dos oponentes que resulta em posições insanáveis no plano pessoal e depois o politico após o término de um qualquer acto eleitoral.
Normalmente a esses políticos, reúnem-se de apoiantes que professam este tipo de atitudes, que seguem com acções pouco claras, formando equipas em que não têm uma qualquer disciplina partidária, existindo simplesmente para validar acções e ideias de grupo, sem qualquer direcção partidária existindo quase sempre para atingir objectivos traçados individualmente sob a capa de uma ideologia partidária a que dizem pertencer, contudo servem-se simplesmente para proveito próprio.
Não têm noções de disciplina partidária, apenas querem chegar a objectivos por eles traçados, nem que para isso tenham de utilizar um processo de vitimização aparente, fazendo por vezes ameaças disfarçadas esperando que através deste processos poucos ortodoxos, consigam atingir o que pretendem.
Em situações extremas, existem contudo, pessoas atentas e interessadas em travar, este tipo de politicas e grupos, de uma forma pacifica, ao alcance de um qualquer interessado de uma forma responsável, por forma a informar e clarificar factos menos claros, para trazer para a sociedade a verdade, usando Blogues ou escritos que alertem para actos pouco claros, trazendo determinados assuntos para um plano em que se cumprem regras de decência, a níveis que não afectem a índole pessoal de qualquer um.
De salientar, que estar na política, é saber escutar, aceitar criticas, que por vezes defendem ideias contrárias, saber responder em termos saudáveis sem estar em permanente “guerra”, de palavras de uma dureza sem procedentes, porque só conduz a uma direcção sem retorno.
Sempre que surjam, situações ou actos que nos desagradem, deve-se responder em termos, tendo o cuidado de não “chincalhar”, levar com seriedade, porque a politica, ainda tem pessoas responsáveis, com ideais e objectivos em que o sentido de servir está ainda presente, devendo sempre se for caso disso, levar certos assuntos às entidades partidárias competentes, para que seja clarificada esta ou aquela situação, tendo consciência que enquanto aguarda uma qualquer decisão, deve ter a calma e a presença de espírito para saber posicionar-se no plano politico, resguardando-se para que não ultrapasse as regras partidárias do grupo a que se diz pertencer.
Não espero com este escrito ensinar ou moralizar, este ou aquele grupo de pessoas, serve apenas como um “artigo de opinião”, e porque a conversa vai longa, termino desejando a todos os que se revêem, nesta forma de estar na vida partidária ou pessoal que reflictam, e tomem posições de uma forma responsável, terminando com comentários mordazes que não terão resposta neste Blogue, porque pretendemos estar na vida de uma forma clara e atenta.
BARREIRO SEMPRE


Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos