domingo, 28 de março de 2010

Artigo de opinião – “Núcleo Duro”

Quando alguém isoladamente ou em grupo, se intitula de “Núcleo Duro”, deve ter presente a mensagem que essa frase traduz, e a impressão que deixa em qualquer pessoa de gostos simples.
Não posso deixar passar sem comentar, o que sinto e entendo, quando sou confrontado com este termo, que me deixa alguma desconfiança, para quem se interessa pela história mundial, verifica em que resulta certas tomadas de posição.
Para mim “Núcleo Duro”, implica pessoas inflexíveis de carácter duro, que teimam em manter um sistema, que não aceitam o contraditório ou sequer qualquer desvio ao que acreditam ser o mais correcto, normalmente com o passar do tempo, acontece uma degeneração de valores terminando por fim em ditadores que não aceitam qualquer alteração, a uma linha traçada por eles, que já nem sequer tem correspondência com o que inicialmente defendiam. Quem defende uma tomada de posição ou por outro lado se identifica com valores, que está disposto a tudo, para manter aquilo em que acredita, pode por um lado ser motivo de admiração por parte de outros elementos do grupo a que pertencem, contudo existe uma linha ténue entre o que é motivo de admiração, e a intransigência por excelência, que conduz a atitudes autoritárias, violentas até, onde não é admitido o debate de ideias pondo em causa um sistema democrático. Ao analisar-mos a História, podemos aprender com a análise de o nascer de um qualquer Ditador, podemos dar como exemplo o Moussoulini ou Hitler, uns fascistas muito convenientes, perdão Nacional-Socialista, agradeço a correção( quanto ao resto dos comentários não vou perder tempo a explicar), que entre outras coisas, não admitia o contraditório e muito menos quem se lhe opusesse. Podemos observar, pequenos aspirantes, a aparecer um pouco por todo o lado, em especial na imprensa, que sempre ávida de notícia, dá protagonismo excessivo, na esperança de aumentar as vendas.
Claro que, não estou a retratar ninguém em especial, é mais uma reflexão, que esclarece o que uma pessoa de gostos simples, sente quando vê perante ela, manobras e ataques verbais violentos, com o objectivo de destruir, mas sempre expressando a ideia de que são os arautos da verdade, na defesa de princípios que se encontram mascarados de legitimidade.
Aos “Núcleos Duros”, que por aí andam, deixo um comentário, devem democratizar-se, porque só assim poderão viver numa sociedade que luta para manter certos princípios.
Princípios tão importantes, que são o pilar de uma qualquer sociedade que se quer democratica e fiel à liberdade individual bem como no respeito pelo próximo, aceitando e debatendo, mas que no fim coabitem com as diferenças. Às gentes simples deste Concelho, só poderei pedir que estejam atentas, que consigam aprender a reconhecer, os “Núcleos Duros” que por aí vivem entre nós.
BARREIRO SEMPRE

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos