terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Refleções e Direito à reposição da verdade

Ao analisar com algum interesse o combate politico que se está a passar neste momento no seio de duas listas concorrentes à CPC do Barreiro fico preplexo com as acusações por parte da Lista A.
Como retrospectiva devemos fazer uma reflexão do que se passou à dois anos a esta data, por essa altura a participação do CDS-PP Barreiro não existia, ninguém representava este partido na nossa terra, desconheço as razões, mas parece-me que os filiados desse partido estavam sem vontade de intervir publicamente, porque dá muito trabalho e “chatices” digo eu.
Tendo em conta a posição geográfica do nosso Concelho, na conhecida àrea suburbana de Lisboa o CDS-PP achou que devia apostar na revitalização dessa Célula do partido.
Para que se conseguisse esse objectivo um nome avançou com a missão de fazer renascer essa força partidário no Barreiro, o Engenheiro Henrique Ferreira.
Engenheiro Henrique Ferreira, homem nascido e criado numa freguesia do Barreiro, recentemente a morar fora do Concelho ( conforme o proprio explicou ao Rostos.pt), por ter casado, tomou as rédeas desse projecto e desdobrou-se em contactos tendo conseguido polarizar alguns filiados, que aceitaram fazer parte de uma lista única por essa altura ao CPC do Barreiro.
Não querendo entrar em promenores da vida pessoal deste Engº Henrique Ferreira, que só a ele deve respeito, sublinho que o mesmo apesar de estar recentemente a residir fora deste Concelho, tem um contacto intimo, pois os seus pais moram no Concelho e todos os amigos que foi tendo ao longo da vida de estudante, etc.
Dois anos atrás é eleita a Lista encabeçada pelo Henrique Ferreira, retiro o Título de  Engenheiro”, porque e para quem o conhece, não é homem de exibir titúlos, sendo muito prático e simples no convivio social.
Da lista que entrou em funções e que tinha um projecto a seguir, disputou as ultimas eleições Autárquicas e pasme-se, conseguiu aumentar a sua presença em numero de votos neste Concelho, e talvez o mais importante captou mais filiados.
Desta visibilidade que foi tendo, surgiram militantes que estavam agora motivados a participarem activamente no projecto encabeçado pelo Henrique Ferreira, que tentou sempre moderar por vezes a montanha de idéias de alguns por não haver reunidas as condições para um partido que tinha uma representação ainda modesta.
Claro que já se fazia prever que dos mais activos e ambiciosos sairiam os dissidentes de amanha, ( faz parte do processo Democrático), quero dizer, a muito activa de intenções Lista A, concorrente directa da Lista do Henrique Ferreia cabeça de lista denominada, Lista B, surgiu.
No ininicio desta minha reflexão, referi que estou preplexo com as acusações por parte da Lista A, que acusa o Henrique Ferreira de não ser da terra, o que me parece excessivo, porque nunca o Henrique deixou de ter contacto com este Concelho, nem nunca deixou de se deslocar ao Barreiro para socialmente mantêm os amigos que com ele privam.
Refere a Lista A que a sede do CDS-PP no Barreiro é pequena e desajustada, tenham dó… agora que no Barreiro o partido já “mexe”, então agora talvez se justifique um espaço maior o que aliás já foi referido pelo Henrique, até porque abedece a ter verba financeira o que para um partido com a dimensão do CDS-PP, ainda é um esforço considerável, e tal como em nossa casa… à que contar os tostões.
Referem também e passo a citar:
-“Falta de aproveitamento político tendo em conta a constante disponibilidade do Dr. Paulo Portas e Dr. Nuno Magalhães em termos de visitas ao Barreiro”, discordo dessa afirmação, devemos ponderar antes de disparar um acusação e este é o exemplo típico e cabal de alguém precipitado, se a representação partidária e a organização do CDS-PP Barreiro resume-se aos elementos constituintes da lista original do Henrique Ferreira, sendo somente alguns, pouco poderiam fazer em termos de propaganda, por forma a dar mais visibilidade, no entanto foi feiro o anúncio dessas vindas ao Barreiro no “Jornal do Barreiro” e “Rostos.pt”, considerando que quem acusa pertenceu ou comparecia nas reuniões propostas pelo Henrique Ferreira, então porque não propôs? … Ou se voluntariou para a realização de um qualquer evento desse ou outro tipo, talvez porque não era o interesse colectivo que estava em jogo mas sim o pessoal, por outras palavras, não estavam a trabalhar para a dinamização do CDS-PP Barreiro, dos ideais e projectos políticos com o fim de melhor servir este Concelho.
Outra perversa acusação é de que, e passo a citar:
- “Nas autárquicas de 2005, o CDS-PP Barreiro teve 0,73% dos votos expressos; em 2009, obteve 2,65%. Ou seja, houve um aumento de 263%. Parece muito? E se observarmos, que dos 13 Concelhos do Distrito de Setúbal, o do Barreiro é apenas o 9º que mais subiu? Então, deveremos concluir que o aumento até nem foi assim tão significativo!”, ao analisar esta opinião fico consternado com a falta de lealdade, em que tudo é válido para deitar a baixo até porque temos de arranjar falhas para em proveito próprio tirar dividendos. Em minha opinião os “Fracos resultados”, frase que discordo, pois históricamente foi um resultado único para este Concelho, podem-se ficar a dever à falta de empenho também dos que agora acusam a gestão destes dois anos do Henrique Ferreira, a esse facto não são alheios ou talvez queiram lavar as mãos como Pilatos… a renovação politica faz parte da Democracia através de um processo eleitoral que elege novo “sangue” , mas defendo que a verdade e a honestidade também devem estar implícitos, e observo com consternação a ausência dele nas acusações da Lista A, que recorrem a todos os trunfos e ainda expressam opiniões em nome de Militantes, parecendo até que eles representam uma vasta margem de descontentes.
Estou de acordo com a fixação de objectivos e de propostas até algumas raiando o impossível, mas não deitem areia para a cara dos militantes, sejamos sérios e honestos, até porque, para a dimensão actual do CDS-PP Barreiro, ainda sem representação na Câmara torna tudo muito difícil, sejamos práticos pena que alguns estão a viver um sonho demasiado difícil de concretizar.
Em minha opinião ganhe a lista que ganhar, espero o melhor para o Concelho, o espaço politico do Barreiro tem lugar para um partido politico como o CDS-PP, que concorra para uma melhor qualidade de vida para todos em geral.
Barreiro Sempre!

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos