segunda-feira, 17 de maio de 2010

3ª Travessia - Uma Realidade Distante?

Parece que o que está em cima da mesa, é não uma desistência do Projecto da Ponte, mas um repensar do calendário, para a execução da Obra. Segundo o Secretariado da Federação Distrital de Setúbal do PS que reuniu com Deputados do PS eleitos pelo Circulo de Setúbal mais os Presidentes da Comissões Concelhias. Por outro lado o Presidente da Câmara do Barreiro, Sr. Carlos Humberto, reuniu com o Ministro das Obras Publicas, António Mendonça, o qual garantiu que é mesmo para avançar com a construção da referida ponte. Todos são unânimes em referir que a adjudicação de um troço de ligação ferroviária Poceirão / Caia é a garantia da execução inevitável da terceira travessia sobre o Tejo, esta ideia é comum tanto da parte do Deputados do PS como do Ministro das Obras Publicas. Também a construção do próprio Aeroporto está dependente de uma nova calendarização. O Presidente da Câmara do Barreiro, afirmou que este adiamento se deve a problemas de ordem financeira, e portanto o consequente anulação do concurso, mas segundo ele, transmitiu ao Ministro que a Terceira Travessia rodo-ferroviária é indispensável para as questões da mobilidade e do ordenamento do território da AML. Por parte da Federação Distrital de Setúbal do PS, também é afirmada a ideia de que tanto para a 3ª Ponte como para o Novo Aeroporto, existe uma “reponderarão” quanto às datas de execução, mas negam a “suspensão ou abandono”, dos projectos, até porque referem que a própria adjudicação de um troço de ligação ferroviária Poceirão / Caia é a garantia da execução inevitável da terceira travessia sobre o Tejo. Também fazem saber que tudo se deve ao actual quadro da situação dos países da zona euro, que justificaram uma resposta finalmente firme da U.E., com a criação de um fundo especial de emergência, e a adopção de uma maior articulação das politicas centrais dos vários países nela integrados bem como a inevitabilidade da aprovação de medidas restritivas em vários países, entre as quais as recentemente aprovadas por Portugal, dá - e bem - conta dos sérios constrangimentos financeiros existentes, com repercussão na carência de meios que afectam a programação inicial das grandes obras. Ao que parece foi dada a garantia de um amplo consenso em torno desta questão, e também consensualizadas como líder do principal partido da oposição (PSD). Veremos o desfecho deste episódio, que tem uma grande importância para o nosso Concelho, mas que por conjuntura económica actual, deve ser repensado na sua concretização.

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos