terça-feira, 20 de abril de 2010

Esence – Sociedade Nacional Corticeira SA – Desmatelamento

Quem não se lembra da Fábrica de Cortiça, localizada na Alburrica, tornada insolvente por decisão judicial proferida pelo Tribunal de Comércio de Lisboa em 4 de Julho de 2008. O terreno foi adquirido pelo BCP, e o recheio vendido em leilão a três Empresas que se dedicam ao comércio de Sucata. Mais uma grande Empresa que operou muitos anos e empregou um vasto número de pessoas, está agora num processo de desmantelamento, aqui trabalharam famílias inteiras, sendo o produto do seu trabalho para a exportação, agora tudo não passa de sucata. Mais um ícone da industria Corticeira que está em vias de desaparecer e nada mais fica para contar a importância que teve neste Concelho a Industria Corticeira. Coloca-se a seguinte questão, o que vai acontecer ao terreno onde até agora estava esta Fábrica, e que vai acontecer ao moinho da maré lá existente, esperamos que os responsáveis camarários estejam atentos para que não se perca pelo menos esse Património que é de todos.

1 comentário:

Rui Figueira disse...

Alertem quem de direito!

O espaço foi supostamente encerrado, mas o portão está sem protecção nenhuma, permitindo que tudo o que restou tivesse sido destruído e que seja mais um local de (in)conveniência para as gentes do alheio.

O que aquele espaço foi e o que é...
"Eu ainda sou do tempo" de ir para a praia da Alburrica, passar pela fábrica e estar a laborar (isto em 1993, 1994...) Agora está tudo destruído... restos "mortais" dos incêndios que a infraestrutura sofreu, lixo por todos os cantos, a entrada destruída e sem protecção nenhuma a convidar as situações alheias, ...

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos