segunda-feira, 8 de março de 2010

SOCIEDADE – Informação para todos

Desde a semana passada que está disponível a maior base de dados estatísticos “http://www.pordata.pt”, criada por Portugueses, estou a referir-me à “Fundação Francisco Manuel dos Santos”.
Recordamos que Sr. Francisco Manuel dos Santos”, nasceu em 1876, em Safurdão, na Beira Alta. Os seus descendentes directos são os accionistas da Sociedade Francisco Manuel dos Santos. Esta sociedade familiar controla actualmente cerca de 56 % da Jerónimo Martins SGPS.
O patrono da FFMS é avô do actual presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos. De origem humilde, Francisco Manuel dos Santos cedo se mudou para o Porto, onde teve uma actividade comercial importante, mais tarde, em 1921, transferiu para Lisboa a parte mais significativa dos seus negócios.
Em conjunto com os seus parceiros dos Grandes Armazéns Reunidos, adquiriu a “mercearia fina” Jerónimo Martins, sita no Chiado, em Lisboa.
Durante as décadas seguintes, Francisco Manuel dos Santos desenvolve e diversifica os seus interesses, não só criando uma cadeia de lojas de retalho, como também iniciando actividades na área da produção industrial. Morre em 1953, os legatários Soares dos Santos asseguram a continuidade da empresa e reorganizam o grupo.
Esta base de dados estatísticos, incide sobre Portugal, sob a coordenação do sociólogo António Barreto, encontra-se dividida por grandes áreas temáticas, tais como, população, saúde, educação, emprego, protecção social, justiça e habitação, entre outras, apresenta dados anuais dos últimos 50 anos, recolhidos a partir de mais de 30 entidades e permitindo cruzar informações, calcular taxas de variação e percentagens.
De acesso gratuito e universal, assume a maior importância para os cidadãos, pois disponibiliza dados estatísticos que permitirá responder às mais variados questões sobre o País em que vivemos, permitindo consultar elementos correctos e fundamentados.

Sem comentários:

Para que serve este BLOG?

Este Blog tem como objectivo comentar actividades ou quaisquer outros actos relacionados com o nosso Concelho, alertando para os mais desatentos, sensibilizando para que o direito à cidadania seja uma realidade forte no nosso Concelho.

Acerca de mim

A minha foto
Interessado nos costumes e Hábitos das nossas gentes. Dar a conhecer e comentar casos e coisas da vida publica do Barreiro

Seguidores e amigos